As Fotos que não Podem Faltar na Cobertura Fotográfica de Eventos
Quais tipos de eventos precisam de fotos profissionais e quais são as necessidades dos clientes ao contratar o serviço de cobertura fotográfica de eventos?
Olá, tudo bem? Sou Ale Carnieri, apaixonado por luz e por gente. Hoje estreio as postagens do meu blog com uma temática que envolve muitos dos trabalhos que já realizei: a cobertura fotográfica profissional de eventos.
Mas afinal, quais tipos de evento precisam ser fotografados?
No ambiente corporativo e empresarial já fotografei eventos como palestras, congressos, encontros, summits.
No âmbito cultural há a demanda de shows, festivais, apresentações profissionais.
Já na fotografia de família temos aniversários, casamentos, comunhões.

Cobertura fotográfica de aniversários, batismos e outras ocasiões familiares.
Com a experiência de mais de 15 anos na fotografia de eventos, posso dizer com muita segurança que já tive a honra de fotografar todos os tipos e segmentos.
Aprendi as diferenças entre esses eventos e como tirar o melhor proveito da luz, dos momentos e engajar as pessoas com o meu trabalho para obter fotos incríveis.
> Veja um pouco da minha trajetória aqui.
O que você vai ver nesse artigo:
1. O que o cliente necessita quando faz a contratação de fotos de eventos
2. Fotos que não podem faltar
3. Como organizar a equipe para cobertura de eventos
4. Habilidades de um fotógrafo de eventos
Criei um conteúdo que pode ajudar tanto você que é profissional na fotografia mas precisa de uma ajuda quanto você que precisa contratar fotógrafos, mas está com alguma dificuldade em saber os detalhes sobre a cobertura de eventos.
1. O que o cliente necessita quando faz a contratação de fotos de eventos
Quando um cliente chega até nós com essa demanda específica de cobertura de eventos é porque o registro daqueles momentos precisa ser documentado de uma forma super profissional.
Mais do que somente documentar os acontecimentos, o fotógrafo precisa entender que a necessidade dos clientes geralmente tem objetivos, como:
- divulgação nas redes sociais
- promoção de produtos ou serviços
- valorizar o conceito da marca
- envolver a comunidade (pessoas e projetos)
- registrar momentos para herança familiar

Cobertura fotográfica do show da banda Melim, em Curitiba.
Entender os objetivos do cliente, seja um evento como a cobertura de uma palestra, casamento ou um evento corporativo, nos ajuda a não deixar nada escapar, seja na história, nos momentos ou das pessoas importantes.
2. Fotos que não podem faltar
Há algumas imagens que realmente não podem faltar na cobertura de eventos. Entregar 110% das fotos esperadas é essencial para que o cliente tenha documentado tudo que aconteceu em seu evento. São fotos como:
- Foto do local em um plano aberto
- Fotografia de onde vai ser realizado (detalhes)
- Fotos do brinde, troféu, premiação ou de uma ativação que esteja acontecendo
- Fotos do cerimonial
- Imagens espontâneas das pessoas
E claro, o mais importante é contar a história do que aconteceu. Entender quem são as pessoas importantes a serem fotografadas como: pais da noiva, avós - no caso de casamentos. Em corporativos, são pessoas como diretores executivos, representantes, presidentes.
Outro ponto muito importante nas fotos que não podem faltar é dar atenção redobrada a eventos que contam com patrocinadores. Afinal, eles precisam ter acesso às imagens que demonstrem na prática tudo aquilo que investiram no evento.

Fotografia de casamentos também pode ser considerada uma forma de cobertura de eventos.
3. Como organizar a equipe para cobertura de eventos
A riqueza de linguagens que a gente emprega em um evento é sempre muito grande. Por isso, um dos passos mais importantes para uma cobertura fotográfica profissional de eventos é de alinhar todas as demandas e expectativas com a equipe que vai cobrir o evento.
Com a minha experiência, eu percebi que esse alinhamento faz total diferença para que o evento seja documentado da maneira mais completa possível.
Cada um tem uma função e um objetivo na cobertura. Entendemos como vai funcionar a dinâmica do evento e distribuímos a equipe. Assim garanto fotos de todos os momentos.
Minha equipes são treinadas de acordo com algumas habilidades que o fotógrafo profissional precisa ter.

Cobertura fotográfica da congresso Wedding Brasil, em São Paulo.
4. Habilidades de um fotógrafo de evento
Existem cinco grandes habilidades que fotógrafos de eventos precisam ter:
Pró-atividade:
O fotógrafo precisa resolver facilmente os problemas que o cliente pode vir a ter. Assim que perceber que a situação demanda, o fotógrafo precisa ser solícito e oferecer ajuda.
Agilidade:
Como vivemos em um ambiente digital e veloz, a necessidade da entrega dessas fotos deve ser muito ágil. Isso se aplica desde a ingestão desse material, edição e entrega das imagens.
Para isso, é essencial que o profissional tenha um fluxo de trabalho muito organizado, para que imediatamente possa fazer a entrega com o máximo de velocidade possível.
Olhar atento aos detalhes:
Além da velocidade, o fotógrafo precisa registrar simplesmente tudo o que está acontecendo. Já falamos sobre quais são as fotos imprescindíveis acima, mas lembre-se se estar com ouvidos e olhos bem abertos para não perder grandes fotos.

Cobertura fotográfica do show da banda Raimundos.
Saber se relacionar com pessoas:
Esse é o ponto que dá mais diferencial ao meu trabalho. Sou a favor de que uma equipe de fotografia precisa passar uma energia incrível e contagiar as pessoas.
Por isso, oriento a sorrir sempre =]
O sorriso pode ser a solução de muitos problemas que surgem no dia a dia e muitas vezes vai resolver diversas situações.
O cliente vê o quanto você está feliz, o quanto você gosta do que está fazendo… Até o ponto de, às vezes, a foto ser menos importante do que a experiência gerada. Já tivemos muito elogios em relação a equipe por dominarem essa habilidade.
Ser flexível:
Em qualquer tipo de evento, a flexibilidade é uma grande vantagem se o fotógrafo souber usar ao seu favor. Afinal, não adianta querer impor um certo estilo, se o cliente demanda outro tipo de foto. Não quer dizer que você não vai empregar sua linguagem, mas entender às necessidades dele é o que dá resultado no final das contas.

Cobertura fotográfica da palestra de Clóvis de Barros Filho, em Curitiba.
Acredito que essas dicas podem ajudar tanto fotógrafos profissionais na cobertura de eventos, quanto administradores e organizadores a pensarem nos detalhes da cobertura fotográfica.
Curto muito falar sobre fotografia e sobre pessoas! Então, se tiver alguma dúvida ou quiser trocar uma ideia, me escreva.
Para agendar a sessão sua sessão de fotos, clique aqui.
Para fotografia de eventos em Curitiba e região, grande São Paulo e Florianópolis, fale comigo diretamente pelo WhatsApp, para maior agilidade no processo.
Muito obrigado!
Abraços,
Ale Carnieri Fotografia
alecarnieri.com.br
Em Curitiba - Paraná e com energia para fotografar onde a luz me chamar